quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Projeto Expedições Igarapés de Manaus desvenda prédio histórico em ruínas



O projeto Expedições Igarapés de Manaus, idealizado pelo IACi em parceria com demais entidades civis realizou no dia 31 de julho de 2011 a II Expedição Igarapés de Manaus, navegando pelos igarapés de São Raimundo, Cachoeira Grande e Mindú. No trecho compreendido entre o igarapé da Cachoeira Grande, no bairro São Jorge, a expedição desvendou uma antiga construção (foto) que serviu para represar as límpidas águas do igarapé da Cachoeira Grande no final do século XIX em completo abandono e um flagrante desrespeito a nossa história.

História
Trata-se da represa projetada por Lauro Batista Bittencourt, engenheiro ajudante da extinta Diretoria das Obras Públicas, na administração do então presidente da Província do Amazonas, José Lustosa da Cunha Paranaguá. Estudos detalhados feitos á época pela Diretoria das Obras Públicas constataram que o igarapé da Cachoeira Grande tinha um volume considerável, com uma vazão média de 80 milhões de litros diários, um potencial surpreendente para abastecer toda Manaus dado ao estado de pureza de suas águas frente aos demais igarapés da cidade.
A represa é concluída em 1884 contendo duas turbinas Fourneyron que transmitia o movimento a duas bombas de duplo efeito, elevando a água para um reservatório de 40 metros acima do nível das bombas. A água era conduzida por um canal à caixa de captação e levada às bombas de um encanamento até um reservatório. A represa media 104,30 metros de comprimento por 3,50 metros de espessura e 3,80 de altura; o reservatório media 47m de comprimento, 32m de largura e 4m de altura, com capacidade para armazenar 4.592 m3 de água. Os materiais para a construção da represa da Cachoeira Grande foram encomendados da Inglaterra pelo presidente da Província ao fabricante John Moreton & Cia. As águas represadas da Cachoeira Grande supriram com água encanada o Asilo Orfanático, a Santa Casa de Misericórdia, o Quartel do 3º Batalhão de Artilharia, o Quartel de Polícia, o Palácio da Presidência da Província e o Instituto Amazonense por meio das 33 bicas provisórias instaladas em vários pontos da cidade.

Mas, depois de tudo isso que representou na história, atualmente o prédio que abrigou os maquinários da represa da Cachoeira Grande está em completo abandono, correndo o sério risco de desabar a qualquer momento se não sofrer intervenção das autoridades. Entregue à sorte, a histórica casa das máquinas é mais uma de vários prédios públicos históricos que sofrem o descaso do poder público no trato aos valores arquitetônicos e culturais dessa cidade.

A II Expedição Igarapés de Manaus seguiu a até a foz do igarapé do Mindú onde foi interrompida sua viagem em razão da forte correnteza do igarapé e do grande número de pedras existentes, fatores que impediram a continuidade da Expedição.

O Projeto Expedições Igarapés de Manaus tem como objetivo identificar as particularidades dos leitos navegáveis para a futura recuperação do ecossistema com o intuito proporcionar o transporte coletivo fluvial e promover a atividade desportiva náutica nos igarapés, propagando a importância da consciência e educação ambiental em todos os "braços de rios" que cortam a cidade de Manaus. Todos esses objetivos serão cobrados pelo IACi ao poder público, pois a proteção aos recursos hídricos são garantias fundamentais explícitas na Lei Orgânica de Manaus, no Plano Diretor e em demais leis específicas.

2 comentários:

  1. Convenhamos Manaus perde a sua História dia após dia, pois parte de nossa História não interessa ao capital selvagem que apenas visa lucrar e não recuperar nada. Seria salutar se os gestores atuais ou de plantão pudessem de verdade revitalizar á feitura da cidade antiga. Infelizmente somos muito desinformados das transformações que foram feitas ao longo do tempo em nossa cidade, talvez por isso não tenhamos á noção de que: Quando não preservamos o passado provavelmente não teremos futuro.

    ResponderExcluir
  2. Devemos ser amazonenses mais assumidos com a falta de preservação patrimonial em nossa historia.Temos uma dos mais belos enredos cinematograficos, porém nem ligamos ou procuramos levar ao conhecimento do mundo.Nessa situação atual so pedindo ao Santo Robério Braga e assim conseguirmos algo em prol de nossa Manaus.

    ResponderExcluir